Uma pesquisa sobre as eleições municipais, registrada no TSE e divulgada na última terça-feira, 20 de agosto, em Alagoinhas, tem gerado uma grande controvérsia na população alagoinhense, pois as informações que chegaram até nossa redação, levantam grandes suspeitas sobre a credibilidade e isenção da empresa responsável pela coleta de entrevistas.
Segundo o site da receita Federal, a FOCO BAHIA CONSULTORIA E PESQUISAS ELEITORAIS LTDA foi aberta no dia 22 de julho, a menos de um mês, já realizou duas pesquisas eleitorais, uma em Feira de Santana, essa última na cidade de Alagoinhas.
Mesmo com pouquíssimo tempo de abertura, e quase nenhuma experiência no canpo das pesquisas eleitorais, o referido instituto recebeu inúmeros elogios por parte da mídia local, algo que demonstra no mínimo uma atitude ingênua dos comunicadores.
Outro fato que causou surpresa no eleitorado de Alagoinhas, foi a pesquisa indicar uma baixissima intensão de votos em bairros e distritos onde o ex prefeito tradicionalmente sempre foi muito bem votado.
O fato da pesquisa ter sido feita através de ligações telefonicas, e ter utilizado um questionário que normalmente é feito em campo também deixou várias dívidas pairando sobre o método utilizado pela empresa.
Da redação do Tribuna Cidadã
Imagens: reprodução